Curso grátis de cuidador de idosos, libras, idiomas e informática para a terceira idade – Itajaí/SC

Curso grátis de cuidador de idosos, libras, idiomas e informática para a terceira idade – Inscrições terminam amanhã.

Aviso desde já que esse post vai ser um pouco mais longo que o habitual porque quero aproveitar o tema para dar dicas de ouro para que você, que é cuidador ou cuidadora de idosos, não só de Santa Catarina, mas do Brasil e do mundo, possa ter um “diferencial” na sua profissão, adquirindo conhecimentos extra-curriculares que fogem do que é determinado como padrão.

Cursos grátis: cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais, libras, idiomas, informática para a maturidade.
Cursos grátis: cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais, libras, idiomas, informática para a maturidade.

Começarei, por isso, falando sobre como fazer as inscrições e de seguida sobre os cursos e também sobre como fazer para se tornar um profissional diferenciado no setor.

Curso grátis de cuidador de idosos, libras, idiomas e informática: Sobre os cursos presenciais em Itajaí:

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública (Feapi) de Itajaí (SC) está oferecendo 445 vagas gratuitas para diversos cursos.

As inscrições são feitas na própria Fundação, pessoalmente, das 13h às 18h, neste endereço: Rua Camboriú, 509, Fazenda . Telefone para contato: (47) 3390-4000 .

Exceto para o curso de Informática para a Maturidade, cuja idade mínima é de 60 anos, para os demais cursos a idade mínima é entre 16 a 18 anos.

Documentos necessários para a matrícula: CPF (original e cópia), identidade com foto legível, comprovante de escolaridade ou atestado de frequência e comprovante de residência. (Caso o imóvel seja alugado, o candidato ao curso deverá apresentar o contrato de locação ou declaração do locador com assinatura reconhecida em cartório, burocracias da vida, fazer o quê?)

Atenção: não será permitido ao mesmo aluno fazer mais do que um curso, mesmo que em horários diferentes, por isso escolha com cautela qual deve ser o melhor curso para você.

Os cursos começam no dia 18, numa aula inaugural que o aluno não poderá faltar, podendo por isso a sua vaga ser redirecionada para outra pessoa que esteja na fila de espera.

Esta aula inaugural acontecerá às 19h no auditório da Secretaria de Educação, Avenida Vereador Abraão João Francisco, 3.855, bairro Carvalho.

Cursos de informática para a Maturidade

Acho importantíssimos esses projetos de inclusão digital para o idoso. Aliás, inclusão como um todo, e não apenas a inclusão digital, mas a inclusão digital também, porque afinal todos nós, independente da idade, precisamos hoje de ter conhecimentos em informática.

Por isso. se você conhece algum idoso que tenha vontade e possibilidade de fazer esse curso, divulgue para ele.

Nem sempre, enquanto cuidadores, trabalhamos apenas com pessoas da terceira idade que estejam acamadas ou muito doentes; muitas vezes trabalhamos também com pessoas que possuem uma ou outra limitação ou fragilidade, mas que poderiam perfeitamente fazer um curso como este, onde há pelo menos dois benefícios óbvios: o aprendizado de algo novo e a socialização com outros idosos.

Por isso, se você é cuidador(a), lembre-se também do seu paciente, converse com a família dele e com o médico e quem sabe não será esta uma boa oportunidade para ele? Muita gente se esquece disso, então é importante lembrar que o idoso também faz parte da sociedade.

Caso entretanto os idosos que você conhece ou cuida não sejam de Itajaí, tente se informar sobre projetos semelhantes na sua cidade. Se não houver, há cursos também que os idosos podem fazer diretamente pela internet, sabia? Tem curso de informática, curso sobre como usar o whatsapp, etc, tudo pensando no ensino para o idoso. Estes cursos online não são gratuitos mas boa parte deles costumam ser bem acessíveis. Conheça esses cursos na página Cursos para Idosos.

Curso de Cuidador de idosos e Pessoas com necessidades especiais

Este já é um curso para você que quer ser cuidador de idosos ou reciclar seus conhecimentos, as informações para este curso gratuito em Itajaí são as mesmas referidas mais acima no início desse post.

São 40 vagas e o curso terá uma carga horária de 81 horas. As aulas serão às segundas e quartas-feiras das 19h às 22h.

Caso você não consiga vaga, ou este horário não é bom para você, ou não é de Itajaí, etc., outra opção é fazer um Curso Online de Cuidador de Idosos. Por esses dias recomendei um curso de cuidador de idosos com certificado válido em todo o Brasil e um preço bastante acessível (R$25,00 por mês até à data). Para fazer este curso de cuidador de idosos à distância, basta fazer a sua matrícula diretamente nesta página: Curso de Cuidador de idosos EAD com video-aulas.

Dica de ouro para cuidadores: como ter um diferencial na sua profissão

Quando falamos na profissão de cuidador de idosos, pensamos que essa pessoa precisa ter conhecimentos (e por “conhecimentos”, nem estou falando apenas de ter curso, mas de saber exercer suas funções, independente se aprendeu com a experiência ou com os cursos) sobre como cuidar de idosos (banho, alimentação. troca de fraldas, higiene bucal, etc, etc), um pouco de conhecimentos de enfermagem e de primeiros-socorros, certo?

Certo sim, claro. Porém, isto é só o básico. Estes são só os conhecimentos básicos que qualquer cuidador de idosos tem ou deveria ter.

Se você quer ser um profissional diferenciado no setor, se você quer ser um cuidador de idosos melhor a cada dia, você tem que ir além do básico e do trivial.

Reparei que, nessa lista de cursos gratuitos em Itajaí, há cursos que, apesar de não serem destinadas exclusivamente para os cuidadores de idosos, seria bastante enriquecedor para o cuidador de idosos se ele também tivesse esses conhecimentos.

Que cursos são estes? O de libras, os de idiomas e os de informática, por exemplo, todos eles oferecidos gratuitamente nessa Fundação em Itajaí.

Da mesma forma que há cursos presenciais de libras, idiomas e informática, também há cursos nessas áreas que podem ser feitos online, ideias para pessoas que não têm muito tempo livre para frequentar um curso presencial (situação vivida por boa parte dos cuidadores que trabalham em plantões longos). Selecionei uma lista com alguns desses cursos online, basta ciicar aqui.

Talvez algumas pessoas não consigam perceber a importância de conhecimentos como estes também para o cuidador de idosos, ainda mais nos tempos de hoje. Mas como esse post já está muito longo, vou ficando por aqui mas em breve volto a falar no assunto.

EXPLORE MELHOR O SITE VISITANDO AS PÁGINAS PRINCIPAIS:

Sobre | Cursos | Livros |Contrate | Clube do Cuidador | Emprego | Vídeos | Contato

PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Faça parte do Grupo Cuidadores de Idosos do Brasil no Facebook ou adicione o nosso perfil no Facebook. | Siga-nos no Instagram e no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *